Silken Ballets: uma companhia de bailarinos reais num mundo virtual

14-05-2009 13:18


São, ou foram, bailarinos na vida real e dedicam a sua vida virtual à promoção da arte que mais apreciam: o ballet.

Dedicação essa que transpõem para todas as produções que representam: cenários, animações, guarda-roupa, são por eles fielmente reproduzidos para o mundo virtual, dando outro encanto à representação e personagens. Pelos seus espectáculos já passaram milhares de espectactores (residentes deste mundo virtual). A estreia da sua última produção, "Romeu e Julieta" contou com centenas de interessados, e mantém-se desde domingo passado (data da estreia) com lotação esgotada nas várias representações diárias.

  A grande mentora é uma portuguesa, ex-bailarina que fundou  a companhia de bailado virtual "Silken Ballets" com outros colegas artistas que conheceu no mundo virtual do Second Life e na vida real. Estrearam-se na Versailles virtual em 2008, com uma recepção entusiástica que obrigou a novas representações. A sua primeira grande produção foi a adaptação para Ballet de "Sonho de uma noite de Verão" de William Shakespeare, que tem vindo a percorrer os palcos virtuais por mais de um ano, levando o seu amor pelo ballet a milhões de utilizadores deste mundo virtual. 

  Na actual produção, adaptação para bailado de "Romeu e Julieta", o romance dos dois jovens é apresentado como uma história de amor intemporal, focalizada apenas na descoberta do amor e paixão.  São quatro actos duma história de amor ao som de Prokofiev e Tchaikovsky, toda uma nova abordagem onde o drama não é explicito, e é enfatizada uma força sobre humana que suplanta valores, lealdades e emoções.  

  Tal como os próprios referem, na adaptação de uma peça para ballet, o coreógrafo necessita de conhecer todas oportunidades e limitações, inclusive as baseadas nas animações do Second Life. No entanto, estas limitações não impedem que o grupo construa as suas próprias animações, baseadas em movimentos de dança reais, encene, ensaie em cenários que os próprios constroem, e fabrique fatos de época para uma perfeita caracterização das personagens. Horas e horas de trabalho real para mostrar ao mundo a beleza do ballet. Mesmo que numa peça virtual.  

Depois de estrear no mais famoso palco do Second Life, "Second Life Opera", a peça estreia na comunidade portuguesa na próxima quinta-feira, 14 de Maio, pelas 21H, na ilha "Alma", numa iniciativa da  Comunidade Cultural Virtual (CCV).

Mais informações sobre a companhia podem ser obtidas em  https://silkenballets.blogspot.com/ . O video promocional da obra "Romeu e Julieta" pode ser visualizado aqui: https://blip.tv/file/2082603/.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Second Life: Romeu e Julieta no primeiro grande bailado virtual"

Discursos de Outro Mundo (Paulo Frias) : Romeu e Julieta para português ver em Second Life!

 

PT-CODE (Rui Clary) : " Second Life:Romeu e Julieta para português ver em Second Life! por Paulo Frias)  

Education in virtual/real worlds (Cleo Bekkers) : Romeu e Julieta in SL

Tagus Friends Weblog : Estreia do Ballet “Romeu e Julieta” no Second Life // Silken Ballets presents Romeo and Juliet

Portucalis (Marga Ferrer): Silken Ballets presents…”Romeo and Juliet”

2nd Fantasy (SpyVspy Aeon) : Silken Ballet “Romeu and Juliet” Live at Second Life.

 

Voltar