Prémios Literários em Destaque

02-04-2009 01:05

 Retirado do site da Direcção Geral do Livro e das Bibliteocas:

O romance COMBATEREMOS A SOMBRA, DE LÍDIA JORGE, editado em 2007 pelas Publicações Dom Quixote, foi distinguido com o PRÉMIO CHARLES BISSET 2008, atribuído pela Associação Francesa de Psiquiatria.

PRÉMIO LITERÁRIO CIDADE DE ALMADA 2009 - POESIA
Para obras inéditas em língua portuguesa de autor português. Entrega de trabalhos até 31 de Março de 2009. Regulamento.
 

VIII CONCURSO LITERÁRIO DA TROFA - CONTO INFANTIL / PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO
Entrega de trabalhos até 2 de Abril de 2009. Regulamento.
 

PRÉMIO LITERÁRIO CARLOS DE OLIVEIRA
Promovido pela C. M. de Cantanhede e pela Fundação Carlos de Oliveira, destina-se a «todos os escritores de qualquer país de língua oficial portuguesa». Entrega de trabalhos até 15 de Abril de 2009. Regulamento.
 

PRÉMIO LITERÁRIO REVELAÇÃO AGUSTINA BESSA-LUÍS
Os concorrentes não deverão ter qualquer obra publicada nem idade superior a 35 anos. Entrega de trabalhos até 30 de Abril de 2009.

XVII PRÉMIO DE TRADUÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM LÍNGUA PORTUGUESA 2009 FCT / UNIÃO LATINA
Entrega de candidaturas até 30 de Abril de 2009. Regulamento.
 

Prémio europeu de literatura
O primeiro grupo de vencedores do Prémio Europeu de Literatura, que será atribuído pela primeira vez em 2009, provirá dos seguintes doze países: Áustria, Croácia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia e Suécia. Nos próximos três anos, cada um dos 34 países que participam no Programa Cultura da UE, terá o respectivo vencedor. Este novo prémio da UE vem reconhecer novos talentos no campo da literatura contemporânea (ficção).
 

1º PRÉMIO DE POESIA POPULAR DO ALENTEJO
Promovido pelo Centro Cultural da Terrugem, destina-se a todos os autores de poesia popular alentejana, nascidos no alentejo ou com residência na região. Entrega de trabalhos até 29 de Maio de 2009. Regulamento.
 

12ª. EDIÇÃO DO PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO NAMORA
A este prémio, no valor de 25 mil euros, podem concorrer autores portugueses, individualmente, através das editoras ou de outras entidades.  O prazo de recepção das obras termina a 31 de Maio de 2009.
 

PRÉMIO «DOURO ENSAIO» 2009-2010
Instiuído pela Direcção Regional de Cultura do Norte e pela Fundação EDP, «destina-se a distinguir o melhor ensaio sobre obras do património literário relacionado com a região duriense e/ou sobre os seus escritores.» Os trabalhos concorrentes deverão ser entregues até 30 de Junho de 2009. Regulamento.
 

PRÉMIO NACIONAL DE TEATRO BERNARDO SANTARENO
Instituído pela Câmara Municipal de Santarém e pelo Instituto Bernardo Santareno, o prémio, no valor de 15 000 euros, destina-se a galardoar uma peça de teatro em língua portuguesa. Entrega de trabalhos até dia 30 de Junho. Regulamento.
 

1º. PRÉMIO SEPÉ TIARAJU DE POESIA IBERO-AMERICANA 2009
Instituído pela Oca das Letras (revista cultural), visa incentivar e divulgar poesia concebida nas línguas espanhola, portuguesa e guarani. Inscrições até 31 de Agosto de 2009. Regulamento.
 

II PRÉMIO LUSO-ESPANHOL DE ARTE E CULTURA ATIBUÍDO A PEFECTO CUADRADO.
  Uma cozinha no Douro, de Rui Paula (TEXTO DE Celeste Pereira E FOTOGRAFIA DE NELSON GARRIDO), ganhou dois dos mais prestigiados prémios para livros da especialidade, os Gourmand World Cookboook Awards.
O livro foi considerado pelo júri o melhor livro de cozinha publicado em Portugal em 2008 nas categorias de Primeiro Livro (Rui Paula e Celeste Pereira) e Fotografia (Nelson Garrido).
 

FERNANDO GUIMARÃES distinguido com o PRÉMIO DE ENSAIO JACINTO DO PRADO COELHO, da associação portuguesa de críticos literários (apcl)
O livro A obra de arte e o seu mundo, do poeta e ensaísta Fernando Guimarães, foi escolhida por um júri constituído por Fernando J.B. Martinho, Fernando Pinto do Amaral e Helder Godinho. 

Voltar