"Dido and Aeneas" Opera transmited to Second Life

21-07-2009 02:48

 Live and exclusive to Second Life, premiere of the opera "Dido and Aeneas" by Henry Purcell, a production of Teatro Nacional de São Carlos, ordered by the Presidency of the Portuguese Republic. With production of young Brazilian André Heller-Lopes, musical direction of conductor Geoffrey Styles, scenery and costumes of Rita Pereira and design of light of Peter Martins, this universal masterpiece will be presented in the gardens of the official residence of the Portuguese Presidency of the Republic by young Portuguese singers included in the "Opera Studio," the National Theater of San Carlos. 22nd July at 22h GMT (2SL time) both in real life and Second Life.

To attend click here: https://slurl.com/secondlife/Alma/38/43/28

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Museu da Presidência da República inaugura quarta-feira a exposição «Jardim da Cascata», assinalando a reabilitação dos Antigos Viveiros e Cascata dos jardins do Palácio de Belém, que no mesmo dia irá ser palco de espectáculo de ópera transmitido em directo para o Second Life. Vai ser dia 22 de Julho pelas 22H no Espaço da Presidência da República no Second Life: clique aqui ( https://slurl.com/secondlife/Alma/38/43/28) para assistir ao vivo.

 

 

 

Bem vindos aos Viveiros do Jardim da Cascata no Second Life 

Os Viveiros do Jardim da Cascata são uma nova área da ilha da Presidência no Second Life que pretende assinalar na plataforma digital o projecto de reabilitação arquitectónica da área no Palácio de Belém. Este novo espaço tem como propósito recriar a experiência deste espaço nobre do Palácio a todos os visitantes, desde as fontes que funcionarão como as reais, os edifícios e as estátuas até ao jardim Francês.

Toda a envolvente real dos Jardins da Cascata foi fotografada de forma pormenorizada de modo a permitir a realização à escala do Second Life de uma experiência interessante e interactiva. A utilização no desenvolvimento dos modelos tri-dimensionais das texturas originais dos jardins, edifícios e estátuas, permitiu a construção de réplicas realistas dos objectos, construções e do espaço real.

O jardim francês foi construído a partir dos desenhos originais mantendo as texturas das suas sebes. As estátuas são complementadas por informação histórica e os jardins reproduzem fielmente as fontes recuperadas. Os interiores dos edifícios agora recriados permitem ter a experiência digital da arquitectura da época. O espaço interior aos novos edifícios, extendendo aquele já existente na ilha dedicado ao Museu da Presidência, acolherá exposições museológicas, entre outras iniciativas culturais. Os viveiros vão contar com reproduções animadas das aves em liberdade que vão envolver o espaço e com os quais os visitantes poderão interagir.
Para assinalar a inauguração será transmitida em directo para o Second Life a estreia da ópera “Dido e Eneas”, espetáculo que associa a Presidência da República Portuguesa à vasta comunidade dedicada à ópera no metaverse Second Life.

Horário dos eventos no Second Life

Quarta-feira 22 Julho 2009

21:30 horas Apresentação do documentário sobre a história e restauração das fontes
Transmissão de um documentário de cerca de 5m de duração, que retrata a história do espaço do Jardim da Cascata e dos seus Viveiros e a sua reconstrução.
22 horas Início da Ópera “Dido e Eneas”

Transmissão em directo e exclusivo para o Second Life da estreia da ópera Dido e Eneas de Henry Purcell, uma produção do Teatro Nacional de São Carlos encomendada pela Presidência da República Portuguesa. Com encenação do jovem brasileiro André Heller-Lopes, direcção musical do maestro Geoffrey Styles, cenografia e figurinos de Rita Pereira e desenho de luz de Pedro Martins, esta obra-prima universal será apresentada nos jardins da residência oficial da Presidência da República Portuguesa por jovens cantores portugueses integrados no projecto “Estúdio de Ópera” do Teatro Nacional de São Carlos.

Dido e Eneas é uma ópera trágica em três actos e um prólogo, com libreto de Nahum Tate, e é considerada a única grande obra de teatro musical em inglês antes das óperas de Benjamin Britten, no século XX. A história baseia-se no IV Canto da «Eneida», do épico latino Virgílio. A acção desenrola-se ao longo de um dia, retratando o drama da rainha Dido, que se enamora de Eneias e se vê abandonada, em detrimento da epopeia que o príncipe troiano está vaticinado a viver.
No início do espectáculo Glória de Matos, conceituada artista de renome internacional, fará parte deste projecto com a declamação da célebre Cantata de Dido, de Pedro António Correia Garção. Um dos sonetos mais conhecidos da língua portuguesa, Alma Minha Gentil Que Te Partiste, de Luis de Camões, será também interpretado pela actriz no final da ópera Dido e Eneias.

Como chegar

Que pode ser acedida por este endereço https://slurl.com/secondlife/Alma/38/43/28 caso já tenha conta no Second Life.

Ou por aqui para criar uma conta gratuita e assistência em Português https://registo.portalsecondlifeportugal.com/registo.aspx. accvirtual@gmail.com para apoio técnico.

 

 

 

 

 

Voltar