Redes sociais e Second Life: um novo passo da internet

12-04-2009 03:12

Por todo o lado o crescimento das redes sociais é exponencial. Do Facebook ao Twitter, passando pelos mundos virtuais como o Second Life...são vários os exemplos de inovação e adaptação por parte de todos às novas tecnologias.

Seguem alguns exemplos de o que como algumas áreas se estão adaptar a esta nova realidade.

Divulgação, Media e Jornalismo(s) no Twitter

 

Quem diariamente segue a timeline do Twitter já percebeu que dela fazem parte além dos utilizadores comuns, meios de comunicação social, organizações,ou simplesmente pessoas interessadas em promover o seu trabalho, os seus projectos, ou as suas opinões.

E sendo o Twitter a "rede do momento", desde no ínicio de 2009 vários utilizadores bem conhecidos começaram a utilizá-lo, é normal que seja a rede por excelência para comunicar e até interagir com um público (ou ouvintes? telespectadores? cada vez mais exigentes). Assim encontramos como utilizadores do Twitter, não só órgãos oficiais de media, como o Público, SicOnline, a RTPN, o Expresso ou a TSF, mas também vários jornalistas portugueses, que mais do que informarem, comentam, interagem, quebrando muitas vezes a barreira que o papel, a rádio ou a televisão impõe. Como os descobrir? Através das listas do TwitPortugal ou de listas de utilizadores.

Além dos media e jornalistas... um outro aspecto do twitter, é que a interacção entre os utilizadores permite uma informação, uma nota, ou uma expressão ou opinião, quanto partilhada por várias pessoas que a acham interessante, acaba poratingir pessoas muito foram do alcance do utilizador inicial. Tal consegue-se pelo uso e partilha de Retweet (RT), #hastag e o seu motor de busca. As primeiras permitem citações, referindo sempre a fonte da informação original, e as segundas permitem que uma mensagem ou tweet seja sinalizada para referência no motor de busca do Twitter, o que permite seguir todas as informações relacionadas com um determinado assunto...como por ex. "#secondlife", "#cultura", "#poesia". Para saber mais sobre o Twitter (assim como o significado destas referências) aconselha-se o site  e o blog Twitter Portugal.

E muitas vezes são estas informações que circulam na net e trazem consigo a informação. Basta estar ligado no twitter para poder saber ao minuto o que aconteceu do outro lado do planeta. Basta que alguém o partilhe. O que não díficil, porque o acesso à internet móvel está cada vez mais facilitado...

Educational Uses of Second Life

São vários os exemplos de instituições, academias, universidades e institutos de formação que usam redes sociais, nomeadamente os mundos virtuais, para leccionar e interagir com os alunos. Recentemente, decorreu neste mundo virtual uma conferência global no Second Life sobre educação.  Aqui podem encontrar  a descrição do evento, e aqui e aqui encontra-se a descrição sobre a participação portuguesa, uma mesa redonda “ Educação em Língua Portuguesa no Second Life " e que contou com os professores e representantes no Second Life de algumas das maiores instituições de ensino com presença no Second Life. Mais uma prova que as redes sociais estão para ficar: Esta participação também contava com um grupo conta no Flickr, uma comunidade no Facebook Facebook e uma conta no Twitter.

Para todos aqueles que gostariam de saber mais sobre os usos educacionais no Second Life, um pequeno vídeo:


 

 A second Life for eHealth

"A Second Life for eHealth: Prospects for the Use of 3-D Virtual Worlds in Clinical Psychology

Este foi um estudo que pretendeu verificar a influência dos mundos virtuais e diferenças no que diz respeito à interacção entre o mundo real e os metaversos, assim como outras aplicações em chat, emails, videoconferencias... Conclusões: não obstante os cuidados a ter, como os necessários em tudo que a internet diga respeito, os mundos virtuais podem sustentar maiores sentimentos de presença, facilitar o processo de comunicação clínica e as terapias de grupo, assim como aumentar o nível de confiança entre os terapeutas e os pacientes. 

 

Outros exemplos podem ser encontrados noutras áreas . Aconselhamos  seguirem o blog Nada Virtual e Discursos de Outro Mundo, para mais exemplos, como o de Grace e Reis na área da música , ou exemplos e descrições da participação de empresas como a Claro, a Google ou até mesmo a na criação e geração de emprego real.

Voltar